Projeto Erasmus+
KA1 - nº 2022-1-PT01-KA122-SCH-000072332
...
Âmbito do projeto
De acordo com o último relatório Eurydice, cerca de 50% dos
professores, a nível da Europa, referem sentir muito stress no trabalho. Em
Portugal a quantidade de professores que experienciam muito stress é o dobro
daqueles ao nível europeu. Quando interrogados acerca dos fatores de stress, os
professores portugueses apontam sobretudo a falta de oportunidades para
participar em formação e cursos de atualização para melhorar as suas
competências profissionais e de ensino. O projeto C.I.V.I.C (Contributing to
Increasing students’ ciVic engagement, Internationalization, and teachers’
Capabilities – contributo para o aumento do envolvimento cívico dos alunos, da internacionalização
e das capacidades dos professores) nasceu neste cenário, com o objetivo de empoderar
os professores.
As áreas de melhoria são as seguintes:
Objetivos do projeto
Os objetivos a atingir através do projeto C.I.V.I.C. são
quatro:
Implementação do projeto
O projeto “C.I.V.I.C.” será caracterizado pelo
desenvolvimento de três mobilidades internacionais, em que as atividades de
observação em contexto de trabalho serão levadas a cabo.
Em
cada mobilidade será abordado um tema diferente, como a seguir se descreve.
Resultados esperados
O
projeto “C.I.V.I.C.” produzirá benefícios e impactos no pessoal docente, nos
alunos e na escola propriamente dita.
Os docentes irão vivenciar…
- Atualização profissional dos seus métodos de ensino;
- Novas competências transversais;
- Maior capacidade de envolver os alunos, levando-os ao
sucesso académico;
- Maiores possibilidades de participar em atividades e
cursos de aperfeiçoamento, graças a novas habilidades de interconexão e a um
maior conhecimento do Fundo Erasmus+.
Os alunos irão beneficiar de…
- Um método de ensino novo e mais envolvente;
- Melhoria dos seus resultados académicos;
- Um ambiente escolar mais seguro e mais inclusivo;
- Um maior interesse em assuntos cívicos.
O AEGJ irá beneficiar de…
- Pessoal docente mais motivado e preparado;
- Ambiente escolar mais seguro e mais inclusivo;
- Maior internacionalização graças a uma maior rede europeia;
- Desenvolvimento de um plano de internacionalização e
de um plano de treino das competências dos professores.