Projeto Erasmus+

Depois de quatro viagens, foi a nossa vez de receber os nossos parceiros Eramus…

E foi com notória e inquestionável satisfação, assim como contagiante entusiasmo, que, de 19 a 23 de março, no âmbito do projeto Erasmus+, Educação e Formação, sob o tema ”School can be fun”, o nosso  Agrupamento de Escolas acolheu vinte e oito professores e alunos provenientes de quatro países: Eslováquia, Lituânia, Holanda e Polónia.

Foi uma semana preenchida, repleta de atividades que serviram para mostrar um pouco de como é a nossa escola, a nossa Vila… enfim, como somos enquanto povo que gosta e sabe receber. 

No primeiro dia, dia 18, domingo, duas professoras e os doze alunos portugueses ligados ao projeto deslocaram-se ao Porto, a fim de receber os parceiros. Como alguns grupos tinham chegado no sábado, fizeram com eles um pequeno roteiro, tendo a oportunidade de visitarem alguns, dos muitos pontos de interesse da cidade “Invicta”. Seguiram depois para o aeroporto Sá Carneiro para receber a restante comitiva. 

À noite, à chegada à Vila de Freixo, foram recebidos pelas famílias de acolhimento dos alunos e, depois dos cumprimentos e apresentações habituais, os “novos” alunos recolheram às suas “novas” casas.

No dia seguinte, às 8.45, os alunos estrangeiros assistiram à primeira aula dos seus anfitriões. Seguidamente, todos os professores e alunos se deslocaram até ao Auditório Municipal onde se realizou a receção formal, dando-se início aos trabalhos. Esta receção foi uma oportunidade para todos se conhecerem melhor, sendo os países convidados a apresentarem-se.

No período da tarde e após uma visita guiada aos monumentos da vila, o grupo dirigiu-se à Câmara Municipal, onde teve lugar uma receção por parte da senhora Presidente do Município e do senhor Presidente da Assembleia Municipal.
    
Na terça e quarta-feira desenvolveram-se diferentes atividades: o período da manhã foi dedicado à observação de aulas de diferentes disciplinas, seguindo-se deslocações aos pontos turísticos mais emblemáticos da nossa terra (Penedo Durão e paria fluvial da Congida); a visita  ao parque natural do vale do Côa também foi contemplada neste programa.

Na quinta-feira, de tarde, fez-se uma avaliação dos trabalhos e cada grupo apresentou as avaliações (Tips and Tops) sobre tudo o que tinha sido observado. Para dar resposta ao projeto, finalizaram-se os trabalhos com a gravação de um vídeo recriando a escola atual e a escola ideal.
Ao final do dia, animado pelo grupo de pauliteiros do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, decorreu o jantar de despedida, que contou com a presença de todos os envolvidos no projeto. 

Na sexta-feira, partimos para o Porto. Mais uma vez confirmou-se o encantamento da equipa pela cidade.

Tinham terminado uns dias de trabalho profícuo e convívio agradabilíssimo, pelo que a despedida, no Porto, envolveu lágrimas da parte de vários alunos. Todos partiram já cheios de vontade de voltar.

Podemos dizer que a nostalgia ainda não desapareceu do coração de todos os envolvidos.
Refira-se, ainda, que os alunos e professores dos diversos países usufruíram, deleitosamente, do tempo soalheiro e da temperatura amena ao longo de toda a semana.

Nota: obviamente que a língua de comunicação foi, sempre, a inglesa.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=MyvzPu_hkwo

Autor:  EB 2,3 de Freixo de Espada à Cinta
Data de Publicação:  11/04/2018
Etiquetas:  erasmus