Educação Física (Curso Vocacional - 3.º Ciclo)

Critérios de Avaliação da Disciplina - 2016/2017

Como em todas as disciplinas escolares, o objetivo primordial da avaliação em Desporto é a melhoria do ensino. Este objetivo, de natureza vincadamente pedagógica, antecede a intenção administrativa que se traduz na atribuição de uma nota ou classificação escolar.

A classificação a atribuir será o resultado da consecução dos objetivos mínimos da disciplina nos domínios abaixo referidos e de acordo com a percentagem definida para cada um:

  • Domínio Psicomotor: 40%
  • Domínio Cognitivo: 20%
  • Domínio Sócio-Afetivo: 40%

O Domínio Sócio-Afetivo deve ter em conta, na sua avaliação, os seguintes parâmetros:

  • Interesse pela disciplina e pela atividade física em geral;
  • Assiduidade e pontualidade;
  • Participação ativa nas atividades;
  • Respeito pelos outros (companheiros e adversários), pelas regras e pelos materiais e equipamentos;
  • Comportamento;
  • Espírito desportivo e espírito de equipa;
  • Cooperação e solidariedade;
  • Higiene.

Devido à especificidade dos módulos relativos aos Conhecimentos sobre Desenvolvimento da Condição Física e Contextos onde se realizam as Atividades Físicas (módulos teóricos) dos Cursos Vocacionais e Profissionais, os Critérios de Avaliação são os seguintes:

  • Domínio Cognitivo: 60%
  • Domínio Sócio-Afetivo: 40%

O Domínio Sócio-Afetivo dos referidos módulos deve ter em conta, na sua avaliação, os seguintes parâmetros:

  • Responsabilidade - Cumpre todas as tarefas definidas;
  • Autonomia e participação - Organiza e desenvolve as atividades propostas;
  • Disciplina - Cumpre as regras estabelecidas na sala de aula;
  • Interesse pela disciplina;
  • Assiduidade e pontualidade;
  • Respeito pelos outros, pelas regras e pelos materiais e equipamentos;
  • Comportamento;
  • Cooperação e solidariedade.

No Domínio Cognitivo a avaliação é realizada através de:

  • Teste Escrito (sobre todas as matérias abordadas no decorrer das aulas lecionadas) e/ou
  • Trabalho Escrito/Prático (sobre matérias e conteúdos estabelecidos pelo docente) e/ou
  • Relatórios (sobre os conteúdos lecionados) e/ou
  • Questionamento Verbal (sobre os conteúdos lecionados).

Dentro do Domínio Cognitivo, encontra-se incluído o Domínio da Língua Portuguesa.

Aos testes escritos, trabalhos escritos e relatórios será atribuída a seguinte classificação:

MençãoCorrespondência (pontos)Valores
Fraco0 - 49<= 4,9
Não Satisafaz50 - 995 - 9,9
Satisfaz100 - 14910 - 14,9
Satisfaz Bastante150 -17915 - 17,9
Excelente180 - 200>= 18

A uniformização dos critérios de avaliação para alunos impossibilitados da prática da atividade física assenta na definição de 2 domínios de acordo com as tarefas alternativas de apoio à aula e propostas pelo professor:

  • Domínio Cognitivo: 50% + 10% (domínio da Língua Portuguesa)
  • Domínio Sócio-Afetivo: 40%

A avaliação destes domínios tem por base os seguintes parâmetros:

  • Conhecimento das regras;
  • Colaboração com o professor de acordo com a especificidade de cada aula;
  • Colocação e arrumo do material;
  • Arbitragem de jogos;
  • Controlo das atividades;
  • Testes escritos ou trabalhos de investigação;
  • Elaboração de relatórios das atividades;
  • Domínio da Língua Portuguesa.

Para os alunos com necessidades educativas especiais, caso se justifique, a avaliação será específica para cada um dos casos.

Documento elaborado em reunião de Departamento de 08/09/2016
A Coordenadora de Departamento: Maria Luísa Madeira Rebanda Nobre
A Professora de Educação Física: Vera Lúcia Araújo Diogo